segunda-feira, 9 de março de 2009

Uma Verdade Inconveniente: Reflexão

No documentário “Uma Verdade Inconveniente”, podemos perceber claramente que o planeta pede socorro. Pois o palestrante Al Gore nos faz um alerta sobre o problema do aquecimento global e traçar um futuro estarrecedor. Apontando a influência humana no aquecimento global e, pior do que isto, a recusa de algumas nações em tomar providências para minimizar as conseqüências: diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos, s cialtal.er a ilizaç podemosndo fluirte, cimento Global?que podem influenciar não somente as atividades humanas mas também ओस ecossistemas.
Diante desta situação pensei: As catástrofes já vêm acontecendo, se não fizermos nada neste momento, teremos de encarar terríveis resultados.
O que fazer para combater o Aquecimento Global? Se os países ricos são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio e deveriam estar mais preocupados com essa situação.
Pesquisando pela internet descobrir que cientistas brasileiros estão estudando os efeitos climáticos que estão ocorrendo no mundo e têm "propostas" de soluções para os problemas que pelo menos deveriam ser testadas, porém não há o interesse político de salvar o planeta. Infelizmente a ganância dos homens acabará com a vida na Terra em muito menos tempo que estão anunciando por aí.
Individualmente procuro fazer a minha parte: evitando o gasto absurdo de água, poluição de rios e mares, não jogando papeis e lixo no chão, entre outros.
Como educadores e psicopedagogos precisamos nos mobilizar mais quanto à questão da preservação do meio ambiente em sala de aula, orientando nossos alunos, para que eles possam transformar esta temática em prática.Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A poluição atmosférica e a principal causa do aquecimento global: O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo.
A educação é um agente transformador. Em nossa instituição podemos desenvolver mobilizações sociais para combater a degradação ambiental. Então faça pelo menos a sua parte, pois é com pequenos gestos que o mundo fluirá: O planeta agradece.

Um comentário:

  1. Oi Célia, amei o texto. É muito interessante, principalmente pelo cunho educativo e transformador de consciência entre os jovens, entre seus alunos e nas pessoas em geral, que como você diz: se cada um fizer a sua parte o nosso planeta agradece. Flagramos adultos, pessoas com carros bacanas, tomarem um refrigerante, comerem biscoitos, etc, e jogarem a embalagem pela janela do carro. Não cuidam de um pequeno espaço em uma praia, jogando todo tipo de sobras e embalagens poluindo o ambiente que frequentam. Uma simples atitude nossa, faz toda a direfença no contexto total, sem falar que devemos cobrar atitudes eficazes e eficientes dos líderes políticos no que tange a poluíção emanadas pelas grandes nações que contribuem para o aquecimento global. Continue a postar artigos dessa natureza, pois só com educação e conscientização podemos modificar o mundo.
    Beijokas,

    ResponderExcluir