domingo, 9 de novembro de 2008

O que é Psicopedagogia?

A PSICOPEDAGOGIA é um campo do conhecimento em Educação e Saúde que se ocupa do educando em seu processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer que o psicopedagogo é um “clínico geral”, pois leva em conta, com o mesmo grau de importância, tanto os aspectos físicos como os psicológicos e os sociais. A intervenção psicopedagógica implica em um trabalho terapêutico (clínico) ou preventivo (institucional).

Algumas definições encontradas entre os estudiosos da psicopedagogia.

Definições
Golbert - (...) o objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutica. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da psicopedagogia a ser humano em desenvolvimento, enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Focaliza as possibilidades do aprender, num sentindo amplo.Não deve se restringir a uma só agência como a escola, mas ir também à família e à comunidade. Poderá esclarecer, de forma mais ou menos sistemática, a professores, pais e administradores sobre as características das diferentes etapas do desenvolvimento, sobre o progresso nos processos de aprendizagem, sobre as condições psicodinâmicas da aprendizagem. O enfoque terapêutica considera o objeto de estudo da psicopedagogia a identificação. análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem (1985, p. 13)

Kiguel - o objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos - bem como a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento.

Neves - a psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar. levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem, tomadas em conjunto. E mais procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos. afetivos e sociais que lhe esteio implícitos (1991, p. 12).

Rubinstein - num primeiro momento a psicopedagogia esteve voltada para a busca e o desenvolvimento de metodologias que melhor atendessem aos portadores de dificuldades, tendo como objetivo fazer a reeducação ou a remediação e desta forma promover o desaparecimento do sintoma. E ainda, a partir do momento em que o foco de atenção passa a ser a compreensão do processo de aprendizagem e a relação que a aprendiz estabelece com a mesma. o objeto da psicopedagogia passa a ser mais abrangente: a metodologia é apenas um aspecto no processo terapêutico. e o principal objetivo é a investigação de etiologia da dificuldade de aprendizagem. bem como a compreensão do processamento da aprendizagem considerando todas as variáveis que intervêm neste processo. (1992, p. 103)

Scoz - estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades. e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento. integrando-os e sintetizando-os.

Visca - inicialmente foi uma ação subsidiária da Medicina e da Psicologia, perfilou-se como um conhecimento independente e complementa, possuída de um objeto de estudo - o processo de aprendizagem - e de recursos diagnósticos, corretores e preventiivos próprios.

Weis ­ busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores.

HISTÓRIA

No Brasil, a prática da psicopedagogia surgiu da necessidade de contribuir na questão do fracasso escolar apresentando um caráter reeducativo, assumindo ao longo do tempo um enfoque terapêutico.

Até os anos 80, a psicopedagogia tratava os sintomas apresentados pelos alunos com problemas de aprendizagem, cabia a ela remediar as dificuldade no intuito de levar o sujeito ao domínio dos conteúdos e habilidades escolares. Nesta época ainda não possuía um corpo teórico próprio.

Entre os anos 80 e 90, seu objeto de estudo passa ser o processo de aprendizagem e a preocupação em refazê-Io, uma vez que baseando-se nos trabalhos de Piaget foi possível uma melhor compreensão da estrutura e funcionamento do sujeito e a sua relação com o meio. Dando ênfase aos aspectos cognitivo, afetivo e social. Já nestes anos apresenta conceitos próprios.

Na década atual a psicopedagogia passa ser vista como uma ciência independente da psicologia e da pedagogia. Ela não é apenas a união ou interseção destas duas. Agora ela possui o seu objeto de estudo definido e com um objetivo maior. A psicopedagogia, atualmente, não se focaliza mais nos sintomas ou processo de aprendizagem para o seu

estudo, o protagonista passa a ser o ser que aprende aquele que interage com o mundo, que também apresenta o seu lado afetivo e cognitivo. Nasce, então, o SER COGNOSCENTE, aquele que será estudado e trabalhado pela psicopedagogia para que possa construir o seu conhecimento adquirindo uma autonomia e conseqüentemente uma ousadia, visando o seu crescimento. Não podemos esquecer jamais que ao mesmo tempo que o ser cognoscente possui uma integridade é também um ser múltiplo. A relação psicopedagógica se dá, portanto, entre o psicopedagogo e o ser cognoscente; ou seja, o sujeito que aprende inserido num meio ensinante.